O Conselho Pontifício Justiça e Paz, com o seu prefeito, o cardeal Peter Turkson, de Gana, continua mantendo viva a discussão em torno da encíclica social de 2009 de Bento XVI, Caritas in Veritate. No dias 24 e 26 de fevereiro, o conselho realizou um simpósio que reuniu intelectuais e empresários para falar sobre como os elevados princípios da encíclica podem ser traduzidos na prática inflexível dos negócios.
A ideia subjacente é a de que, se o ensino social católico tem a ver com fazer a diferença, ele tem que chegar às pessoas que realmente moldam a economia global.
Uma ideia criativa que surgiu do simpósio é a de que o conselho elabore uma cartilha sobre o pensamento social católico para profissionais de negócios – uma espécie de versão católica dos "Princípios Sullivan", que pediam que as corporações aplicassem pressão econômica sobre a África do Sul para rever e, finalmente, acabar com o apartheid. O objetivo é gerar um conjunto conciso e claro dos princípios básicos para introduzir a ética na vida econômica, com um impacto visível no mundo real.